sábado, 2 de maio de 2009

~~--~~ Amigo, um Ensaio (Marcelo Batalha) ~~--~~



Amigo é 

quem te dá um pedacinho de chão, quando é de terra firme que precisas, ou um pedacinho do céu, se é o sonho que te faz falta.

Amigo é mais que um ombro amigo, é mão estendida, mente aberta, coração pulsante. É aquele que entende teu desejo de voar, de sumir devagar...

É o sol que seca tuas lágrimas, é a polpa que adocica ainda mais o teu sorriso. 

Amigo é aquele que te ouve ao telefone, mesmo quando a ligação é caótica, com o mesmo prazer e atenção que teria se estivesse olhando em teus olhos.

Amigo é multimídia. Amigo é quem fala e ouve com o olhar, mesmo distante, em sintonia telepática. 

É lua nova, é a estrela mais brilhante, é luz que se renova a cada instante, com múltiplas e inesperadas cores que cabem todas na tua íris.

Amigo é aquele que diz "eu te amo" sem qualquer medo de má interpretação: amigo é quem te ama "e pronto".

É verdade e razão, sonho e sentimento. 

Amigo é para sempre, mesmo que o sempre não exista...

10 comentários:

Fausto Sotam disse...

Bela descrição de amizade, sem amigos a vida se torna cinzenta. Que os amigos abundem. Abraços e muita paz.

RITINHA disse...

OLÁ, PASSEI PRA TE CONVIDAR A CONHECER MEUS OUTROS DOIS BLOGS....

ESPERO QUE GOSTE.....

http://mundodaritinhaleal.blogspot.com

http://edsoneritinha.blogspot.com

AGUARDO SUA VISITAINHA....

BEIJOSSSSSSSSSSS

PCR disse...

Amizade verdadeira...o melhor que alguem pode ter...

Gostei :)

Beijos

Paulo Celso disse...

Gostei muito do teu blog e adorei tua visita.
Com relação ao post, no meu caso fico vagando entre a razão e o sonho, ficando mais do lado dos sonhos.

Ursinhu da Juh =] disse...

hummmmm amigo é sempre bom ne em todos os momentos nos bons nos ruins nos mais o menos eles sempre estao la prontos pra faze uma palhaçada pra nos animar pra nos dar um puxao de orelha kkkkkkk é baum dimais te amigos . Saber fazer amigos e escolher boas amizades tambem é muito importane afinal nem todos que se mostram almigos realmente o sao ne , mas nao é dificil de reconhecermos um amigao eles sao inconfudiveis heheeh

bjuuuu
fica com DEUS

Unknown disse...

Não abandones um velho amigo, visto que o novo não é igual a ele. Vinho novo, amigo novo: deixa-o envelhecer, e o beberás com prazer .

Jinhos.

Helô Müller disse...

Tão bonito o valor que atribuis à amizade !! Belo Blog, belos textos, belas imagens ...
Obrigada pela carinhosa visita ao meu !!
Beijos amigos !
Helô

Vem desfrutar do Amor de Deus disse...

Oi
Primeiro quero agradecer a visita que fez ao meu simples cantinho...
Visitei cada um de seus blogs e realmente sao lindos e muito bem elaborados. É muito bom podermos ter leituras que nos edificam e trazem prazer em ler.
Já me tem como sua seguidora e estarei aqui diariamente ok?
Ahh... amigos são tesouros que só conseguimos depois de garimpar muito e receber como recompensa a preciosidade de tê-los.
Bjs e lindo final de semana
Márcia

Aqui - Ali - Acolá disse...

Boa noite Princesa:

Na noite calma e silenciosa, eu aqui presente estou comentando este teu lindo post que, é mais um para o álbum dos excelentes que tu publicas e quase sem distinção de outros, apenas e só, com um título e texto de muita qualidade.

AMIZADE:

Começo precisamente pelo fim, que em meu ver, é talvez o mais importante quando dizes:

Amigo é para sempre, mesmo que o sempre não exista...

Mesmo que o sempre não exista, é algo que só não pode existir na mente de alguém que faça dessa palavra uma vã anomalia.

Sempre, será eterno, sem fim mesmo depois de existência física, coisa terrena que ficou em nós numa existência de um tempo.

O contexto de Amizade é muito vasto, e também pode ser muito curto, depende do conceito de cada pessoa.

A Amizade é um bem muito precioso que é preciso ganhar raízes muito fortes e reais para vingar na vida das pessoas.

Amizade tem muita força, muita luta, esperança, carinho, amor, lealdade, união fortaleza de espírito, enfim tantos modos de interpretação que só se convivendo com ela se pode ter uma discriminação total através de uma união fraterna sem limites.

Ai daqueles que por bem são aventurados por uma forte e sincera amizade, pois daí terão o reino dos Céus.

Descurar uma amizade por uma ambição, é quase como perder uma vida, pois já dizia o poeta:

Amigo, sê meu amigo que eu serei teu amigo também, e nossas amizades juntas formarão a paz em nossos corações.

Adorei este teu post!..

Bjos, bom Domingo paz e felicidades..

Anónimo disse...

Olá,

Acabei de visitar o site, onde cheguei através do Google. Nesta página, vi que um texto meu, cujo título correto é "Amigo, Um Ensaio", é citado (sem problemas, ok?) sem o autor, e então resolvi enviar esta mensagem com o link para o texto na íntegra e citando o nome do autor correto.

Parafraseando meu próprio sobrenome, essa é uma "batalha" que enfrento desde 1996: o texto é de autoria de Marcelo Batalha, escrito em outubro de 1996. Esse texto fez muito sucesso e se espalhou pela rede (está hoje presente em mais de 500 sites e blogs espalhados pela internet, segundo os sites de busca), mas em alguns casos como "autor desconhecido" e até com nome de outros autores. Além disso, o texto vem sendo veiculado até de forma incorreta, com a diagramação errada e frases a menos ou a mais. Gosto sempre de avisar aos amigos blogueiros e deixar o nome do autor para que o erro não se espalhe, mas por causa dos copy-and-pastes é complicado mesmo, não se preocupe. Qualquer dúvida, veja o texto completo e correto em

http://www.geocities.com/marcelobatalha

Por favor, coloque o autor. Deixo um grande abraço, muito sucesso, uma vida sensacional, cheia de saúde e paz, são os votos de

Marcelo Batalha
batalha@cepel.br
Rio de Janeiro
http://www.geocities.com/marcelobatalha
http://divulgandotap.wordpress.com

----

Amigo, um Ensaio
(Marcelo Batalha)

Difícil querer definir amigo. Amigo é quem te dá um pedacinho do chão, quando é de terra firme que você precisa, ou um pedacinho do céu, se é o sonho que te faz falta.

Amigo é mais que ombro amigo, é mão estendida, mente aberta, coração pulsante, costas largas. É quem tentou e fez, e não tem o egoísmo de não querer compartilhar o que aprendeu. É aquele que cede e não espera retorno, porque sabe que o ato de compartilhar um instante qualquer contigo já o realimenta, satisfaz. É quem já sentiu ou um dia vai sentir o mesmo que você. É a compreensão para o seu cansaço e a insatisfação para a sua reticência.

É aquele que entende seu desejo de voar, de sumir devagar, a angústia pela compreensão dos acontecimentos, a sede pelo "por vir". É ao mesmo tempo espelho que te reflete, e óleo derramado sobre suas aguas agitadas. É quem fica enfurecido por enxergar seu erro, querer tanto o seu bem e saber que a perfeição é utopia. É o sol que seca suas lágrimas, é a polpa que adocica ainda mais seu sorriso.

Amigo é aquele que toca na sua ferida numa mesa de chopp, acompanha suas vitórias, faz piada amenizando problemas. É quem tem medo, dor, náusea, cólica, gozo, igualzinho a você. É quem sabe que viver é ter história pra contar. É quem sorri pra você sem motivo aparente, é quem sofre com seu sofrimento, é o padrinho filosófico dos seus filhos. É o achar daquilo que você nem sabia que buscava.

Amigo é aquele que te lê em cartas esperadas ou não, pequenos bilhetes em sala de aula, mensagens eletrônicas emocionadas. É aquele que te ouve ao telefone mesmo quando a ligação é caótica, com o mesmo prazer e atenção que teria se tivesse olhando em seus olhos. Amigo é multimídia.

Olhos... amigo é quem fala e ouve com o olhar, o seu e o dele em sintonia telepática. É aquele que percebe em seus olhos seus desejos, seus disfarces, alegria, medo. É aquele que aguarda pacientemente e se entusiasma quando vê surgir aquele tão esperado brilho no seu olhar, e é quem tem uma palavra sob medida quando estes mesmos olhos estão amplificando tristeza interior. É lua nova, é a estrela mais brilhante, é luz que se renova a cada instante, com múltiplas e inesperadas cores que cabem todas na sua íris.

Amigo é aquele que te diz "eu te amo" sem qualquer medo de má interpretação : amigo é quem te ama "e ponto". É verdade e razão, sonho e sentimento. Amigo é pra sempre, mesmo que o sempre não exista.

(Marcelo Batalha, 20 de outubro de 1996)