sexta-feira, 3 de julho de 2009

~~+~~ Eu amo a noite ~~+~~


Esta foto é da Ilha de Santa Maria
S. Lourenço
(Onde me encontro neste momento de férias)
Eu amo a noite solitária e muda,
Quando no vasto céu filando os olhos,
Além do escuro, que lhe tinge a face, 
Alcanço deslumbrado
Milhões de sóis a divagar no espaço, 
Como em salas de esplêndido banquete 
Mil tochas aromáticas ardendo
Entre nuvens d'incenso!

Eu amo a noite taciturna e quêda! 
Amo a doce mudez que ela derrama, 
E a fresca aragem pelas densas fôlhas 
Do bosque murmurando: 
Então, mau grado o éu que envolve a terra, 
A vista do que vela enxerga mundos, 
E apesar do silêncio, o ouvido escuta 
Notas de etéreas harpas.

Eu amo a noite taciturna e quêda! 
Então parece que da vida as fontes 
Mais fáceis correm, mais sonoras soam, 
Mais fundas se abrem;
Então parece que mais pura a brisa 
corre,- que então mais funda e leve a fonte
Mana,- e que os sons entãomais doce e triste 
Da música se espargem

O peito aspira sôfrego ar de vida, 
Que da terra não é; qual flor noturna, 
Que bebe orvalho, êle se embebe e ensopa 
Em êxtasis de amor:
Mais direitas então, mais puras devem, 
Calada a natureza, a terra e os homens, 
Subir as oração aos pés do Eterno 
Para afagar-lhe o trono!

Assim é que no templo majestoso
Reboa pela nave o som mais alto,
Quando o sacro instrumento quebra a augurta
Mudez do santuário: 
Assim é que o incenso mais direito  
Se eleva na chave da abóbada topando,
Como um dossel, se espraia

Noite, melhor que o dia, quem não te ama!
Quem não vive mais brando em teu regaço!

18 comentários:

Victor Gil disse...

Olá Princesa.
Eu também sou um apaixonado pela noite. Ela me inspira mais que o dia.
Então já de férias? Que sejam boas e com descanso. Um bom regresso.
Beijos
Victor Gil

Unknown disse...

Que bello lugar y bello poema de noche te ha inspirado..

besos
pasa un buen fin de semana

. disse...

Também tenho uma paixão sem explicação pela noite..
Otimo final de semana
Beijos

Majoli disse...

Amo a noite, a madrugada e ao olhar essa tão linda imagem, esse local tão belo, minh'alma viaja.
Sua poesia ficou belíssima.
Beijos doces no coração e boas férias.

angela disse...

Lindo o lugar e linda a poesia.
beijos

A.S. disse...

Princesa...

A noite ecrerra em si própria um fascinio que atrai e arrebata!...


Ternos beijos!

Isabel Preto disse...

Que lindo, princesa.
Aproveita bem as férias, num lugar que mais parece o paraíso.
Beijinhos, amiga.

JJ disse...

Hermoso poema como siempre.
Y no te preocupes, todos tenemos alguna vez problemas con internet.
Besos

Pena disse...

Princesinha Amiga:
Uma explosão maravilhosa e doce num poema deslumbrante e lindo.
"...Eu amo a noite solitária e muda,
Quando no vasto céu filando os olhos,
Além do escuro, que lhe tinge a face,
Alcanço deslumbrado
Milhões de sóis a divagar no espaço,
Como em salas de esplêndido banquete
Mil tochas aromáticas ardendo
Entre nuvens d'incenso!..."

Lindo. Lindo. Lindo.
Que "coisa" mais doce e terna.
Fabuloso. Adorei com sinceridade.
Beijinhos amigos admirável e genial princesinha.
Sempre a admira o que é e o que faz, deliciosamente...

pena

Como é linda...
Boas férias nesse lugar paradisíaco...
De sonhar...princesinha linda...

Alvaro Oliveira disse...

Olá PRONCESA

Que maravilhosa récita, minha querida amiga. Parece que a noite
em Stª Maria (Açores),lhe fertiliza
a alma com intensa inspiração.
Só eu neste dia não sinto nem vontade de escrever.Apenas sombras me aparecem e nada mais. Fica-me
pelo menos o ensejo de ler tão bela
poesia que aqui encontro.

Lindasw férias lhe desejo, minha amiga

Um beijo

Alvaro

Dino Calei disse...

Que lindo poema, mas aqui no meu pais, a noite e tida como perigosa.

Unknown disse...

É à noite que é belo acreditar na Luz .

Beijo,divirta-se.

SILÊNCIO CULPADO disse...

Princesa
Quem poder ser indiferente à magia da noite? Só que nós de tanto olharmos para o chão, num quotidiano de tropeções e ansiedades, nos esquecemos de olhar as estrêlas.
E é nelas que encontramos o sentido da noite e a capacidade de sentirmos intensamente.
Abraço

SILÊNCIO CULPADO disse...

Princesa
Quem poder ser indiferente à magia da noite? Só que nós de tanto olharmos para o chão, num quotidiano de tropeções e ansiedades, nos esquecemos de olhar as estrêlas.
E é nelas que encontramos o sentido da noite e a capacidade de sentirmos intensamente.
Abraço

Aqui - Ali - Acolá disse...

Olá amiga Princesa:

Linda foto esta que aqui apresentas, apesar de como tu dizes que por aí o tempo não tem estado bom, a paisagem é muito linda.

A noite para mim, é como já te tenho dito, o encanto onde me faz inspirar em muita coisa.

Aqui:

Noite, melhor que o dia, quem não te ama!
Quem não vive mais brando em teu regaço!

Se reflecte tudo o que neste teu post descreves.

Muito belo este post amiga que faz aproximar a noite dos corações que a amam e nela vêem e sentem uma felicidade total.

Te desejo umas férias muito felizes e com o teu bom sentimento sempre bem no mais alto Astral que em ti existe.

Bjos e tudo de bom te desejo..

Eu disse...

Lindo o lugar!
Belas as palavras!
A noite e seus encantos!

Um abraço carinhoso e um ótimo Fim de semana para você!

alegria de viver disse...

Olá querida, maravilhoso esse lugar a foto diz tudo é só sentir.Meu carinho BJS.

Anónimo disse...

Lugar maravilhoso!
Poema lindo!
Vc deve estar muito feliz.
Bjs.