sexta-feira, 3 de julho de 2009

~~+~~ Eu amo a noite ~~+~~


Esta foto é da Ilha de Santa Maria
S. Lourenço
(Onde me encontro neste momento de férias)
Eu amo a noite solitária e muda,
Quando no vasto céu filando os olhos,
Além do escuro, que lhe tinge a face, 
Alcanço deslumbrado
Milhões de sóis a divagar no espaço, 
Como em salas de esplêndido banquete 
Mil tochas aromáticas ardendo
Entre nuvens d'incenso!

Eu amo a noite taciturna e quêda! 
Amo a doce mudez que ela derrama, 
E a fresca aragem pelas densas fôlhas 
Do bosque murmurando: 
Então, mau grado o éu que envolve a terra, 
A vista do que vela enxerga mundos, 
E apesar do silêncio, o ouvido escuta 
Notas de etéreas harpas.

Eu amo a noite taciturna e quêda! 
Então parece que da vida as fontes 
Mais fáceis correm, mais sonoras soam, 
Mais fundas se abrem;
Então parece que mais pura a brisa 
corre,- que então mais funda e leve a fonte
Mana,- e que os sons entãomais doce e triste 
Da música se espargem

O peito aspira sôfrego ar de vida, 
Que da terra não é; qual flor noturna, 
Que bebe orvalho, êle se embebe e ensopa 
Em êxtasis de amor:
Mais direitas então, mais puras devem, 
Calada a natureza, a terra e os homens, 
Subir as oração aos pés do Eterno 
Para afagar-lhe o trono!

Assim é que no templo majestoso
Reboa pela nave o som mais alto,
Quando o sacro instrumento quebra a augurta
Mudez do santuário: 
Assim é que o incenso mais direito  
Se eleva na chave da abóbada topando,
Como um dossel, se espraia

Noite, melhor que o dia, quem não te ama!
Quem não vive mais brando em teu regaço!

18 comentários:

Victor Gil disse...

Olá Princesa.
Eu também sou um apaixonado pela noite. Ela me inspira mais que o dia.
Então já de férias? Que sejam boas e com descanso. Um bom regresso.
Beijos
Victor Gil

oscaralberto disse...

Que bello lugar y bello poema de noche te ha inspirado..

besos
pasa un buen fin de semana

Olavo disse...

Também tenho uma paixão sem explicação pela noite..
Otimo final de semana
Beijos

Majoli disse...

Amo a noite, a madrugada e ao olhar essa tão linda imagem, esse local tão belo, minh'alma viaja.
Sua poesia ficou belíssima.
Beijos doces no coração e boas férias.

angela disse...

Lindo o lugar e linda a poesia.
beijos

A.S. disse...

Princesa...

A noite ecrerra em si própria um fascinio que atrai e arrebata!...


Ternos beijos!

Isabel Preto disse...

Que lindo, princesa.
Aproveita bem as férias, num lugar que mais parece o paraíso.
Beijinhos, amiga.

caminante disse...

Hermoso poema como siempre.
Y no te preocupes, todos tenemos alguna vez problemas con internet.
Besos

Pena disse...

Princesinha Amiga:
Uma explosão maravilhosa e doce num poema deslumbrante e lindo.
"...Eu amo a noite solitária e muda,
Quando no vasto céu filando os olhos,
Além do escuro, que lhe tinge a face,
Alcanço deslumbrado
Milhões de sóis a divagar no espaço,
Como em salas de esplêndido banquete
Mil tochas aromáticas ardendo
Entre nuvens d'incenso!..."

Lindo. Lindo. Lindo.
Que "coisa" mais doce e terna.
Fabuloso. Adorei com sinceridade.
Beijinhos amigos admirável e genial princesinha.
Sempre a admira o que é e o que faz, deliciosamente...

pena

Como é linda...
Boas férias nesse lugar paradisíaco...
De sonhar...princesinha linda...

Alvaro Oliveira disse...

Olá PRONCESA

Que maravilhosa récita, minha querida amiga. Parece que a noite
em Stª Maria (Açores),lhe fertiliza
a alma com intensa inspiração.
Só eu neste dia não sinto nem vontade de escrever.Apenas sombras me aparecem e nada mais. Fica-me
pelo menos o ensejo de ler tão bela
poesia que aqui encontro.

Lindasw férias lhe desejo, minha amiga

Um beijo

Alvaro

Florentino disse...

Que lindo poema, mas aqui no meu pais, a noite e tida como perigosa.

manuel marques disse...

É à noite que é belo acreditar na Luz .

Beijo,divirta-se.

SILÊNCIO CULPADO disse...

Princesa
Quem poder ser indiferente à magia da noite? Só que nós de tanto olharmos para o chão, num quotidiano de tropeções e ansiedades, nos esquecemos de olhar as estrêlas.
E é nelas que encontramos o sentido da noite e a capacidade de sentirmos intensamente.
Abraço

SILÊNCIO CULPADO disse...

Princesa
Quem poder ser indiferente à magia da noite? Só que nós de tanto olharmos para o chão, num quotidiano de tropeções e ansiedades, nos esquecemos de olhar as estrêlas.
E é nelas que encontramos o sentido da noite e a capacidade de sentirmos intensamente.
Abraço

Aqui - Ali - Acolá disse...

Olá amiga Princesa:

Linda foto esta que aqui apresentas, apesar de como tu dizes que por aí o tempo não tem estado bom, a paisagem é muito linda.

A noite para mim, é como já te tenho dito, o encanto onde me faz inspirar em muita coisa.

Aqui:

Noite, melhor que o dia, quem não te ama!
Quem não vive mais brando em teu regaço!

Se reflecte tudo o que neste teu post descreves.

Muito belo este post amiga que faz aproximar a noite dos corações que a amam e nela vêem e sentem uma felicidade total.

Te desejo umas férias muito felizes e com o teu bom sentimento sempre bem no mais alto Astral que em ti existe.

Bjos e tudo de bom te desejo..

Tatiana disse...

Lindo o lugar!
Belas as palavras!
A noite e seus encantos!

Um abraço carinhoso e um ótimo Fim de semana para você!

bemviver disse...

Olá querida, maravilhoso esse lugar a foto diz tudo é só sentir.Meu carinho BJS.

Fatima disse...

Lugar maravilhoso!
Poema lindo!
Vc deve estar muito feliz.
Bjs.